sábado, 6 de abril de 2013

Apostilas dos 1º anos de ARTE


A linguagem das artes visuais é constituída pelos modos e meios de produção artística, que compreendem o universo visual e tátil. Assim sendo, o seu produto e objeto de investigação são a imagem, fixa e em movimento, da natureza e da cultura, figurativa e abstrata, bidimensional e tridimensional.

É composta pelas modalidades de desenho, pintura, gravura, escultura, arquitetura, modelagem, colagem, dobradura, tecelagem, conhecidas por Artes Plásticas. Inserem-se, também, as modalidades da fotografia, vídeo, instalação, performance, arte eletrônica, além de outras produzidas através das diferentes mídias ou em suportes que extrapolam a necessidade da manufatura e materialidade.

Quanto aos GÊNEROS VISUAIS que são mais diretamente explorados pela pintura e/ou pelas modalidades mais tradicionais, podemos destacar: o retrato (representação da figura humana de rosto ou de corpo inteiro), a paisagem (representação dos lugares), natureza-morta (representação de elementos da natureza ou de objetos organizados sobre alguma superfície), pintura de gênero (representação de situações do cotidiano), pintura histórica (representação de cenas de fatos históricos) e pintura religiosa (representação de imagens de santos/as ou de fatos as suas histórias).

Período paleolítico

                  O período produz Arte desde antes da invenção da escrita, por volta do ano  4000ª.C. As pinturas e desenhos mais antigos datam do período paleolítico, ou idade da pedra Lascada.O homem desse período  era nômade, vivia da caça é, para isso, construía instrumentos de pedra lascada, ossos e madeira.    
Gravava, nas paredes e nos tetos das cavernas em que se abrigava desenhos de grandes animais, feitos com muito realismo e imitando a natureza, talvez durante rituais para que a caça fosse próspera.  
As cores usadas em pinturas encontradas dentro e fora de cavernas são vibrantes, feitas a partir de gordura e sangue de animais, vegetais, argila e carvão das fogueiras, pois, na época, o homem já dominava o fogo. pintava-se soprando co a boca, usando os próprios dedos, e com pincéis rudimentares feito com pelos de animais . por serem feitas em paredes de pedra, essas pinturas são chamadas de Arte Rupestre.          
    Os principais sítios arqueológicos são: cavernas de Altamira- Espanha, Cavernas de Lascaux-França, parque, Arqueológico do vale do Côa- Portugal,, parque Nacional da Serra da Capivara- Brasil entre outros.
     Deste período há também esculturas em pedra, as quais mostram a figura feminina estilizada. Com as formas dos quadris, seios e ventre acentuadas, parecem ter um sentido divino, mostrando  a fertilidade da mulher e relacionando-a á ideia de abundância. Talvez esses sejam os primeiros registros de uma divindade feminina, o mito universal que representa a natureza, a mãe Terra ou Deus mãe, recebendo, por convenção, o nome tipo encontradas pelo mundo levam a crer que a mulher tinha um papel importante, e indicam que se tratava de uma sociedade matriarcal.  

 OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
            O PONTO – O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. È um elemento pequeno se o compararmos com o restante da imagem; é o menor de todos os elementos da linguagem visual e, no entanto, com ele construímos as imagens. Se o ponto estivesse unido a outro, e este a outro, e assim sucessivamente, o que veríamos seria uma linha.
            AS LINHAS – A linha ou traço pode ser definido como um rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linha: reta, curva, vertical, horizontal, quebrada, ondulada, espiral. Cada tipo sugere uma sensação diferente.
            A TEXTURA – As superfícies dos objetos são diferentes e podemos notar isso ao tocá-los. Uma rocha é áspera; o tronco de uma árvore é rugoso; o algodão é suave e macio. Para saber se um tecido, por exemplo, é liso ou áspero, não precisamos tocá-lo; basta olhar para ele. Esse aspecto da superfície dos objetos se chama textura.
            A COR – Para estudar as cores, o primeiro passo, é sabermos que existem cores primárias e secundárias. As cores primárias são aquelas que não podemos conseguir misturando outras cores. São três cores: vermelho, azul e amarelo. As cores secundárias, ao contrário, são as que resultam da mistura das cores primárias. Assim, conseguimos o laranja, o verde e o violeta. As cores terciárias são aquelas que conseguimos com a mistura de uma cor primária e uma cor secundária (que tem duas primárias). As cores complementares são aquelas que ocupam lugares opostos no círculo cromático; são cores complementares o vermelho e o verde, o laranja e o azul, e o amarelo e o roxo. As cores quentes são as que lembram o sol e o fogo: os tons avermelhados, amarelados, marrons e ocres. As cores frias lembram água e o gelo: são os tons azulados, esverdeados e violetas. Na harmonia da cor, as cores neutras são muito importantes, não criam contraste com as outras cores ou entre si. Brincando com uma cor, adicionando-lhe o branco ou o preto, criamos várias tonalidades valorizando a sua harmonia monocromática. E a policromia é a combinação de várias cores numa mesma obra.
            A FORMA - A forma é o contorno de uma determinada figura ou objeto. O fundo é o espaço onde se colocam as figuras ou objetos. Quando falamos de simetria, falamos de distribuição igual dos elementos de uma forma dos dois lados de uma linha imaginária (eixo).Quando não existe qualquer tipo de simetria diz-se assimetria.
            O VOLUME - O volume é o espaço contido dentro de uma forma tridimensional. É tridimensional porque a sua forma é definida pelo comprimento, largura e altura. O "ORIGAMI", arte chinesa de formar figuras tridimensionais a partir de folhas de papel bidimensionais.
            O PLANO - O plano é caracterizado por duas dimensões: comprimento e largura. Tem uma área, mas os seus limites não estão definidos, tendo todos os pontos que o constituem na mesma superfície.
            A SOMBRA E A LUZ - Os desenhos não são feitos com contornos e sim trabalhados exclusivamente em função da graduação da luz e sombra.




Que gestos, o homem, a mais de 40 mil anos antes de Cristo, executou que marcou o nascimento da arte na história da humanidade?
  Traços na superfície mole (argila); Sulcos (depressão numa superfície) com o dedo; Pinturas (mãos em negativo)
Até início do século passado, pensava-se em todos os homens primitivos como rudes, violento, com um tipo de comportamento parecido com o de bichos. Que tipos de expressões artísticas, fez com que os estudiosos mudassem de opinião?
Foram as: PINTURAS,    DESENHOS  e    ESCULTURAS    da última fase da   Idade da Pedra Lascada    ( o chamado Paleolítico Superior).
   

Existem milhares de exemplos de pinturas pré-históricas, encontradas em centenas de cavernas. Dessas, quais as mais importantes?
São as cavernas de Niaux, Foint-de-Gaume e Lascaux na França e a de Altamira, na Espanha.

Por que os homens pintavam quase sempre no fundo da caverna, lugar onde eles não moravam?
Hoje, a opinião mais aceita é a “MAGIA PROPICIATÓRIA” pintando, o homem passava a possuir o animal, facilitando sua morte.
Quais as causas que levaram muitas das pinturas primitivas estarem intactas e salvas da ação do tempo?
Devido aos terremotos e pequenos deslocamentos de terra, que acabaram tapando a abertura das grutas.

De que maneiras eram feitas às tintas?
As tintas eram feitas de: AGUA - RAIZES DE PLANTAS – MINHOCAS - FUNGOS – BACTÉRIAS e  SANGUE DOS ANIMAIS
Quais as cores mais usadas?
As cores mais usadas iam do ocre ( argilas de várias tonalidades– vermelho, amarelos, castanhos, laranja, marrom) ) ao negro, passando pelo vermelho.

O que usavam para fixar as tintas nas paredes das cavernas?
Utilizavam à gordura dos animais.    

Qual foi o primeiro pincel utilizado pelo homem e de que maneira foram feitos os posteriores?
O primeiro pincel foi o dedo. E os outros, foram feitos de penas e pelos dos animais.

Como eram chamados os homens que pintavam no fundo da caverna?
Eram chamados “artistas-caçadores” ou “caçadores-artistas”.

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AS “VÊNUS” PRIMITVAS                                       


Esculturas femininas e eram feitas de pedra ou marfim

MOTIVO (POR QUE FAZIAM AS “VÊNUS” PRIMITIVAS: Como na pintura mágica, o artista queria “propiciar” a fertilidade feminina. Supõe-se que as figuras de pedra ou marfim eram AMULETOS, de uso doméstico, representando mulheres grávidas. Acreditavam que levando este amuleto, quando fossem para outra região, eles iriam encontrar uma terra fértil, com muitos frutos, muita caça e pesca.

UMA GRANDE CONQUISTA: A grande conquista é a capacidade de representar as três dimensões, ou seja, de enxergar, reproduzir e exaltar volumes. Chamada de TRIDIMENSIONALIDADE.



GRAVURA
Há muitos séculos, os artistas inventaram uma técnica de reprodução de imagens à qual se dá o nome de GRAVURA.
Consiste em pôr tinta sobre uma placa onde se fazem marcas ou relevos e pressionar fortemente um papel sobre ela. Ao fazer isso, a tinta imprime sobre uma placa, formando assim um desenho.
Podemos voltar a pôr tinta e a pressionar papéis muitas vezes, conseguindo muitas cópias iguais.



DESENHO
O desenho é uma das formas de expressão visual, como a pintura, a escultura e outras. Mas ele também é utilizado para representar máquinas, para explicar como são as células ou para fazer mapas que indicam onde ficam os rios e as cidades. Isso deve ao fato de os desenhos servirem para comunicar.  Algumas vezes, quando as palavras não bastam, as pessoas usam o desenho para explicar algo.
O desenho, tanto artístico como informativo, é a maneira mais básica de nos comunicarmos por meio de imagens, porque capta o essencial das formas. Ao desenhar, representamos por meio de grafismos uma ideia que queremos comunicar ou algo que vimos.

DESENHO
O desenho é uma das formas de expressão visual, como a pintura, a escultura e outras. Mas ele também é utilizado para representar máquinas, para explicar como são as células ou para fazer mapas que indicam onde ficam os rios e as cidades. Isso deve ao fato de os desenhos servirem para comunicar.  Algumas vezes, quando as palavras não bastam, as pessoas usam o desenho para explicar algo.
O desenho, tanto artístico como informativo, é a maneira mais básica de nos comunicarmos por meio de imagens, porque capta o essencial das formas. Ao desenhar, representamos por meio de grafismos uma ideia que queremos comunicar ou algo que vimos.



PINTURA
A pintura pode ser definida como a arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a mancha da cor.
 Ao pintar, vamos colocando sobre o papel, a tela ou a parede cores que representam seres e objetos, ou criam formas.
Cada artista tem um modo de pintar, um estilo próprio. As pessoas pintaram de muitas maneiras ao longo da história e nos diversos lugares do mundo.
Pintar é uma atividade que dá prazer para muitas pessoas, pois podemos expressar muitas coisas e brincar com as cores.



FOTOGRAFIA
Há muitos anos, as pessoas que queriam ter um retrato encomendavam uma pintura, um desenho ou uma escultura a um artista. A pessoa retratada tinha de ficar parada muitas horas, posando para o artista, que precisava ter muita habilidade para conseguir a semelhança.  Hoje em dia, graças à FOTOGRAFIA, é muito simples fazer um retrato.
Mas as fotografias não servem apenas para fazer retratos. Vivemos rodeados de imagens fotográficas. Algumas aparecem em jornais e revistas e servem para informar sobre acontecimentos de muitos lugares do mundo ou são utilizadas como ilustração, para completar o que dizem os textos. É muito frequente encontrar fotografias nos anúncios publicitários, em grandes cartazes ou nas revistas.
E também são muitas as pessoas que utilizam a fotografia para fazer OBRAS DE ARTE.  A palavra “fotografia” vem do grego e significa “desenho de luz”. Hoje em dia, graças à FOTOGRAFIA, é muito simples fazer um retrato.




COLAGEM
Chamamos de COLAGEM  a obra artística que é feita colando-se sobre um suporte , materiais muito variados, como pedaços de papel, folhas de arvore, pedaços de tecidos e muitos.
Também é possível colar objetos entre si para construir esculturas.
A palavra “colagem” vem do francês COLLAGE, e esta palavra é usada em muitos idiomas para se referir a essa técnica artística


ESCULTURA
As imagens representadas sobre uma superfície, como o papel, são chamadas bidimensionais. Os desenhos, pinturas e fotografia são imagens bidimensionais. Mas as esculturas têm volume, isto é, são formas que podem ser representadas no espaço tridimensional. Podemos olhá-las de vários  ângulos: pela frente, por trás, pelos lados, por cima, por baixo. Podemos andar ao seu redor e ter delas várias imagens diferentes.
Para fazer esculturas, pode-se utilizar materiais muito diferentes: argila, massa, metais, cimento, pedra, madeira, arame, plástico ou até mesmo papel, como o origame.
CONHECENDO OS ARTISTAS

JULIAN BEEVER é um artista inglês, muito famoso e conhecido pela arte que ele faz nas calçadas de ruas na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, e Bélgica.
O fascinante em seu trabalho é que, apesar das imagens serem desenhadas no chão, quando vistas de um certo ângulo aparentam ser  tridimensionais!
Julian Beever é um artista de giz Inglês, que foi a criação de desenhos trompe-l'oeil giz sobre superfícies de pavimento, desde meados da década de 1990.


PANMELA CASTRO, mais conhecida como Anarkia, é uma artista urbana originária da pichação carioca.
Possui um trabalho político social que é a grande inspiração para seu trabalho artístico que mantém como tema principal as relações de gênero.
De forma autobiográfica, Anarkia pensa em provocar e polemizar através do processo artístico de convivência com a rua as verdades instituídas por nossa sociedade, em especial em relação ao corpo feminino, à sexualidade, à subjetividade, analisando as relações de poder, colocando a arte como o próprio estilo de vida.

O fotógrafo brasileiro SEBASTIÃO SALGADO é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como Representante Especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de 10 livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com as pessoas criou um conjunto deimagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças. Sua lente revela o sofrimento calado de milhões de anônimos. Suas fotos gritam por justiça.

Durante quase oitenta de seus 91 anos de vida, PABLO PICASSO dedicou-se a um trabalho que se confunde com a evolução da arte moderna e marcou a produção artística do Século 20. Nasceu em Málaga na Espanha, em 25 de outubro de 1881. O nome de batismo de Picasso era. Pablo Diego José Santiago Francisco De Paula  Juam Nepomuceno Crispin Crispiniano De Los Remedios Cipriano De La Santíssima Trindade Ruiz Picasso. Seu pai, que também era pintor e professor de artes plásticas, renunciou à carreira artística ao ver o talento precoce do seu filho de 15 anos. Picasso foi um dos artistas mais atuantes do mundo, com direito a registro no Guinness, o livro dos recordes. Foram cerca de:





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