sábado, 23 de março de 2013

2º ANO: AS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES



AS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES

Provavelmente, em algum momento já nos perguntamos quando o ser humano começou a representar, por que o fez e como teriam sido as primeiras representações. Segundo os estudiosos os seres humanos tinham necessidade de representar para expressar suas alegrias, tristezas e dúvidas comunicando-se com os outros e com os deuses, em rituais e celebrações. Nessas ocasiões (como ocorre ainda hoje em algumas tribos indígenas), era comum as pessoas representarem  os animais e seus movimentos, imitarem os fenômenos da natureza, como os sons do trovão, narrarem as dificuldades sofridas em uma viagem, lembrando seus antepassados para ensinar aos jovens. As palavras e os gestos das representações eram aprendidos e memorizados. E assim podiam preservá-los, uma vez que desconheciam a escrita. Mas a origem do teatro está na Grécia antiga. Organizavam-se festivais para celebrar a fertilidade da Terra na primavera, e os participantes vestiam peles de animais, dançavam e entoavam cânticos repetidos pelos demais. Foi lá que surgiu o teatro tal como o conhecemos hoje: representações com diferentes histórias escritas por autores, nas quais atores interpretam diferentes papéis diante de um público em um local construído especialmente para isso.
Um dos festivais mais famosos da Grécia antiga era realizado em homenagem ao deus Dionísio. Durante sete dias todos os habitantes da cidade se reuniam para julgar a qualidade dos textos encenados e se seus autores. Aplaudiam quando gostavam, ou protestavam a ponto de interromper a representação, caso não gostassem.

COMO SURGIRAM OS ATORES

Foi na Grécia, por volta dos séculos VII ou VI a.C., durante a celebração dos festivais dedicados ao deus Dionísio que o teatro deixou de ser uma cerimônia religiosa e passou a representar peças teatrais. Dionísio era o deus da fertilidade, do vinho e da alegria e, em sua homenagem, organizavam-se cantos corais e danças sobre um tablado baixo, uma arena chamada theatron  , que em grego significa “local onde se vai ver”. O nome do hino cantado pelos participantes do coro era ditirambo e, supõe-se que esse cântico narrava à história do deus Dionísio, que veio ao mundo para ensinar aos seres humanos o cultivo da uva e de outros frutos. Foi mais tarde, por volta do século VI a.C. , que surgiram os protagonistas. Eram dois ou três participantes que se destacavam entre si, narrando e interpretando os episódios da história. Dessa forma, surgiu a figura do ator. O primeiro ator e também autor do qual se tem notícia é Téspis que, segundo as pesquisas, percorria as cidades em uma carroça e recebeu prêmios por sua interpretação. Três séculos depois do ator Téspis, a cidade de Atenas havia se tornado a capital do teatro da Grécia. Nesta cidade foram construídos teatros nos sopés dos montes, onde era representados diferentes tipos de peças. Os mais conhecidos autores de tragédias são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes; os mais conhecidos por suas comédias são Aristófanes e Menandro, e Pátrinas foi um grande escritor de sátiras ou dramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário