quinta-feira, 21 de março de 2013

CONTEÚDO dos 1º anos - ARTES VISUAIS



A linguagem das artes visuais é constituída pelos modos e meios de produção
artística, que compreendem o universo visual e tátil. Assim sendo, o seu produto e objeto de investigação são a imagem, fixa e em movimento, da natureza e da cultura, figurativa e abstrata, bidimensional e tridimensional. É composta pelas modalidades de desenho, pintura, gravura, escultura, arquitetura, modelagem, colagem, dobradura, tecelagem, conhecidas por Artes Plásticas. Inserem-se, também, as modalidades da fotografia, vídeo, instalação, performance, arte eletrônica, além de outras produzidas através das diferentes mídias ou em suportes que extrapolam a necessidade da manufatura e materialidade.
Os signos dessa linguagem, que formam a sua gramática e demandam diversos significados dependendo do contexto são: ponto, linha, forma, cor, textura, dimensão, movimento, volume, luz/sombra e planos.
Quanto aos gêneros que são mais diretamente explorados pela pintura e/ou
pelas modalidades mais tradicionais, podemos destacar: o retrato (representação da figura humana de rosto ou de corpo inteiro), a paisagem (representação dos lugares), natureza-morta (representação de elementos da natureza ou de objetos organizados sobre alguma superfície), pintura de gênero (representação de situações do cotidiano), pintura histórica (representação de cenas de fatos históricos) e pintura religiosa (representação de imagens de santos/as ou de fatos as suas histórias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário