sábado, 6 de abril de 2013

A ORIGEM HISTÓRICA DA DANÇA, SUA EVOLUÇÃO E OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS


A ORIGEM HISTÓRICA DA DANÇA, SUA EVOLUÇÃO E 
OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS


Inicialmente havia apenas a dança, realizada por mulheres; depois introduziu-se os marcadores de ritmos ( pessoas que batiam palmas e estalavam os dedos para acompanhar os movimentos). Os rituais, celebrados em períodos de aragem e semeadura da terra, aconteciam nos templos e deles participavam sacerdotes e músicos.
A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA 
Nas paredes das cavernas foram encontrados desenhos e pinturas retratando pessoas que parecem dançar. Assim, muitos consideram que a dança foi  uma das primeiras formas de expressão e, ao que tudo indica, era praticada em cerimônias religiosas para reverenciar deuses e pedir abundância na caça; as danças ocorriam também em cerimônias fúnebres e rituais de cura, entre outras ocasiões. Hoje, antropólogos e cientistas sociais estudam danças de várias culturas porque esse tipo de expressão artística pode revelar o modo de vida de uma cultura ou civilização.   
A DANÇA NA GRÉCIA
Ao que tudo indica, originalmente o povo grego dançava em rituais homenageando os deuses com a dança improvisadas, chamadas de DANÇAS PURAS, que era realizada durante os cultos. Pouco a pouco passaram a ser mais organizadas e deram origem as DANÇAS TEATRAIS, que eram marcadas e coreografadas, e, mais tarde ao TEATRO CANTADO e DANÇADO.
A DANÇA NA ROMA
No início, eram praticadas DANÇAS CORAIS de homens ou de sacerdotes em profissões campestres, fúnebres e de batalha, em homenagem aos deuses, entre eles Marte ( o deus da guerra). Porém, o público romano gostava mesmo era das lutas de gladiadores, o que acabou deixando as danças em segundo plano. Depois do ano 200 a. C., o ator Lívio Andrônico famoso por suas traduções das tragédias de Sófocles e Eurípedes e pelo desenvolvimento da pantomima romana ( teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos). E desse período, também, uma dança que representava o rapto das sabinas, atribuída a Rômulo, o fundador de Roma. Por volta de 25 a.C., os romanos construíram teatros com capacidades para acomodar vinte mil pessoas; Desses teatros originou-se o que chamamos TEATRO ITALIANO, onde era encenadas danças, solos sem a presença do coro.
A DANÇA NA IDADE MÉDIA
A Idade Média foi responsável por uma ruptura brutal na evolução da dança. Na antigüidade, a dança era sagrada, e logo evoluiu para um rito tribal em honra aos Deuses. Por não aceitar outras crenças, a Igreja Católica medieval proibiu esses tipos de dança e a modernidade continuou o processo evolutivo apenas da dança recreativa. Essa dança, mesmo não sendo proibida, era mal vista pelas autoridades eclesiásticas, pois era dançada como uma manifestação da espontaneidade individual. Com isso, concluímos que a dança não foi integrada à liturgia católica, apesar de aparecer nas comemorações.
A DANÇA NO RENASCIMENTO
Foi no Renascimento que a dança recuperou sua importância, após banida das liturgias e ter sobrevivido em rituais de morte e/ou contra ela, com as machadas danças macabras – em virtude da peste negra -, com as danças profanas dos camponeses e com as danças dos nobres, que mal podiam se mexer por conta das pesadas roupas. Surge, então, uma dança na qual elementos de técnica e ritmo, elegância e coordenação ganham importância, dando origem a um tratado criado pelo professor Guilherme ( o Judeu), patrocinado pelo duque de Urbino. Esse tratado foi de fundamental importância para dança que mais tarde ganhou o nome de BALÉ. Catarina de Médici, por ocasião de seu casamento com o futuro Henrique II, levou para a França um grupo de bailarinos e o coreógrafo Balthasar, que transformou a dança da corte em BALÉ TEATRAL.
A DANÇA NO BARROCO
A dança barroca, uma evolução do balé cortesão, ópera-balé, desenvolveu-se na corte francesa do s século XVII e era dançada em círculos, com movimentos delicados. Havia variações dessa dança, entre elas bourrée, minuet, mussette, sarabande etc
A DANÇA MODERNA
Os artistas da dança moderna tem muito orgulho da sua história, tendo o pólo oposto do balé. Ballet é a história da organização, movimento simétrico, as tradições das cias, teatros, assim como indivíduos. Dança moderna, por outro lado, é quase totalmente a história das personalidades, bebidas espirituosas e corações de cada um dos bailarinos, que elaboram as suas próprias filosofias, e definir os seus próprios estilos. Estes estilos evoluem e são transmitidos aos estudantes que, em seguida, romper a criar algo novo e tão pessoal.
A DANÇA CONTEMPORÂNEA
A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um "corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes.
A dança contemporânea surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário