A linguagem das artes visuais é constituída pelos
modos e meios de produção artística, que compreendem o universo visual e tátil.
Assim sendo, o seu produto e objeto de investigação são a imagem, fixa e em
movimento, da natureza e da cultura, figurativa e abstrata, bidimensional e
tridimensional.
É composta pelas modalidades de desenho, pintura,
gravura, escultura, arquitetura, modelagem, colagem, dobradura, tecelagem,
conhecidas por Artes Plásticas. Inserem-se, também, as modalidades da
fotografia, vídeo, instalação, performance, arte eletrônica, além de outras
produzidas através das diferentes mídias ou em suportes que extrapolam a
necessidade da manufatura e materialidade.
Quanto aos GÊNEROS
VISUAIS que são mais diretamente explorados pela pintura e/ou pelas modalidades
mais tradicionais, podemos destacar: o retrato (representação da figura
humana de rosto ou de corpo inteiro), a paisagem (representação dos
lugares), natureza-morta (representação de elementos da natureza ou de
objetos organizados sobre alguma superfície), pintura de gênero (representação
de situações do cotidiano), pintura histórica (representação de cenas de
fatos históricos) e pintura religiosa (representação de imagens de
santos/as ou de fatos as suas histórias).
Período paleolítico
O
período produz Arte desde antes da invenção da escrita, por volta do ano 4000ª.C. As pinturas e desenhos mais antigos
datam do período paleolítico, ou idade da pedra Lascada.O homem desse
período era nômade, vivia da caça é,
para isso, construía instrumentos de pedra lascada, ossos e madeira.
Gravava, nas paredes e nos tetos das
cavernas em que se abrigava desenhos de grandes animais, feitos com muito
realismo e imitando a natureza, talvez durante rituais para que a caça fosse
próspera.
As cores usadas em pinturas
encontradas dentro e fora de cavernas são vibrantes, feitas a partir de gordura
e sangue de animais, vegetais, argila e carvão das fogueiras, pois, na época, o
homem já dominava o fogo. pintava-se soprando co a boca, usando os próprios
dedos, e com pincéis rudimentares feito com pelos de animais . por serem feitas
em paredes de pedra, essas pinturas são chamadas de Arte Rupestre.
Os
principais sítios arqueológicos são:
cavernas de Altamira- Espanha, Cavernas de Lascaux-França, parque, Arqueológico
do vale do Côa- Portugal,, parque Nacional da Serra da Capivara- Brasil entre
outros.
Deste
período há também esculturas em pedra,
as quais mostram a figura feminina estilizada. Com as formas dos quadris, seios
e ventre acentuadas, parecem ter um sentido divino, mostrando a fertilidade da mulher e relacionando-a á
ideia de abundância. Talvez esses sejam os primeiros registros de uma divindade
feminina, o mito universal que representa a natureza, a mãe Terra ou Deus mãe,
recebendo, por convenção, o nome tipo encontradas pelo mundo levam a crer que a
mulher tinha um papel importante, e indicam que se tratava de uma sociedade
matriarcal.
OS
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
O PONTO – O ponto é o elemento mais
simples da linguagem visual. È um elemento pequeno se o compararmos com o
restante da imagem; é o menor de todos os elementos da linguagem visual e, no
entanto, com ele construímos as imagens. Se o ponto estivesse unido a outro, e
este a outro, e assim sucessivamente, o que veríamos seria uma linha.
AS LINHAS – A linha ou traço pode ser definido
como um rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma
sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina,
colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linha:
reta, curva, vertical, horizontal, quebrada, ondulada, espiral. Cada tipo
sugere uma sensação diferente.
A TEXTURA – As superfícies dos objetos
são diferentes e podemos notar isso ao tocá-los. Uma rocha é áspera; o tronco
de uma árvore é rugoso; o algodão é suave e macio. Para saber se um tecido, por
exemplo, é liso ou áspero, não precisamos tocá-lo; basta olhar para ele. Esse
aspecto da superfície dos objetos se chama textura.
A COR – Para estudar as cores, o
primeiro passo, é sabermos que existem cores primárias e secundárias. As cores primárias são aquelas que não
podemos conseguir misturando outras cores. São três cores: vermelho, azul e
amarelo. As cores secundárias, ao
contrário, são as que resultam da mistura das cores primárias. Assim,
conseguimos o laranja, o verde e o violeta. As cores terciárias são aquelas que conseguimos com a mistura de uma
cor primária e uma cor secundária (que tem duas primárias). As cores complementares são aquelas que
ocupam lugares opostos no círculo cromático; são cores complementares o
vermelho e o verde, o laranja e o azul, e o amarelo e o roxo. As cores quentes são as que lembram o sol
e o fogo: os tons avermelhados, amarelados, marrons e ocres. As cores frias lembram água e o gelo: são
os tons azulados, esverdeados e violetas. Na harmonia da cor, as cores
neutras são muito importantes, não criam contraste com as outras cores ou
entre si. Brincando com uma cor, adicionando-lhe o branco ou o preto, criamos
várias tonalidades valorizando a sua harmonia monocromática. E a policromia
é a combinação de várias cores numa mesma obra.
A FORMA - A forma é o contorno de uma
determinada figura ou objeto. O fundo é o espaço onde se colocam as figuras ou
objetos. Quando falamos de simetria,
falamos de distribuição igual dos elementos de uma forma dos dois lados de uma
linha imaginária (eixo).Quando não existe qualquer tipo de simetria diz-se assimetria.
O VOLUME - O volume é o espaço contido
dentro de uma forma tridimensional. É tridimensional porque a sua forma é
definida pelo comprimento, largura e altura. O "ORIGAMI", arte chinesa de formar figuras tridimensionais
a partir de folhas de papel bidimensionais.
O PLANO - O plano é caracterizado por
duas dimensões: comprimento e largura. Tem uma área, mas os seus limites não
estão definidos, tendo todos os pontos que o constituem na mesma superfície.
A SOMBRA E A LUZ - Os desenhos não são
feitos com contornos e sim trabalhados exclusivamente em função da graduação da
luz e sombra.
Que gestos, o homem, a mais de 40 mil anos antes de Cristo, executou
que marcou o nascimento da arte na história da humanidade?
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Traços na superfície mole (argila); Sulcos
(depressão numa superfície) com o dedo; Pinturas (mãos em negativo)
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Até início do século passado, pensava-se em todos
os homens primitivos como rudes, violento, com um tipo de comportamento
parecido com o de bichos. Que tipos de expressões artísticas, fez com que os
estudiosos mudassem de opinião?
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Foram as: PINTURAS,
DESENHOS e ESCULTURAS da última fase da Idade da Pedra Lascada ( o chamado Paleolítico Superior).
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Existem milhares de exemplos de pinturas
pré-históricas, encontradas em centenas de cavernas. Dessas, quais as mais
importantes?
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São as cavernas de Niaux, Foint-de-Gaume e Lascaux na França e
a de Altamira, na Espanha.
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Por que os homens pintavam quase sempre no fundo
da caverna, lugar onde eles não moravam?
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Hoje, a opinião mais aceita é a “MAGIA
PROPICIATÓRIA” pintando, o homem passava a possuir o animal,
facilitando sua morte.
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Quais as causas que
levaram muitas das pinturas primitivas estarem intactas e salvas da ação do
tempo?
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Devido aos terremotos e pequenos deslocamentos de terra, que
acabaram tapando a abertura das grutas.
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De que maneiras eram feitas às tintas?
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As tintas eram feitas
de: AGUA - RAIZES DE PLANTAS – MINHOCAS - FUNGOS – BACTÉRIAS e SANGUE DOS ANIMAIS
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Quais as cores mais usadas?
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As cores mais usadas iam do ocre ( argilas de várias
tonalidades– vermelho, amarelos, castanhos, laranja, marrom) ) ao negro,
passando pelo vermelho.
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O que usavam para fixar as tintas nas paredes das cavernas?
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Utilizavam à gordura dos animais.
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Qual foi o primeiro pincel utilizado pelo homem e de que maneira foram
feitos os posteriores?
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O primeiro pincel foi o dedo. E os outros, foram feitos
de penas e pelos dos animais.
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Como eram chamados os homens que pintavam no fundo da caverna?
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Eram chamados “artistas-caçadores” ou “caçadores-artistas”.
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AS “VÊNUS” PRIMITVAS
Esculturas femininas e
eram feitas de pedra ou marfim
MOTIVO (POR QUE FAZIAM AS “VÊNUS” PRIMITIVAS: Como na pintura mágica, o artista queria “propiciar”
a fertilidade feminina. Supõe-se que as figuras de pedra ou marfim eram
AMULETOS, de uso doméstico, representando mulheres grávidas. Acreditavam que levando este amuleto, quando fossem
para outra região, eles iriam encontrar uma terra fértil, com muitos frutos,
muita caça e pesca.
UMA GRANDE CONQUISTA: A grande conquista é a capacidade de representar as
três dimensões, ou seja, de enxergar, reproduzir e exaltar volumes. Chamada de
TRIDIMENSIONALIDADE.
GRAVURA
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Há muitos séculos, os artistas
inventaram uma técnica de reprodução de imagens à qual se dá o nome de
GRAVURA.
Consiste em pôr tinta sobre uma
placa onde se fazem marcas ou relevos e pressionar fortemente um papel sobre
ela. Ao fazer isso, a tinta imprime sobre uma placa, formando assim um
desenho.
Podemos voltar a pôr tinta e a
pressionar papéis muitas vezes, conseguindo muitas cópias iguais.
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DESENHO
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O desenho é uma das formas de expressão
visual, como a pintura, a escultura e outras. Mas ele também é utilizado para
representar máquinas, para explicar como são as células ou para fazer mapas
que indicam onde ficam os rios e as cidades. Isso deve ao fato de os desenhos
servirem para comunicar. Algumas
vezes, quando as palavras não bastam, as pessoas usam o desenho para explicar
algo.
O desenho, tanto artístico como
informativo, é a maneira mais básica de nos comunicarmos por meio de imagens,
porque capta o essencial das formas. Ao desenhar, representamos por meio de
grafismos uma ideia que queremos comunicar ou algo que vimos.
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DESENHO
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O desenho é uma das formas de expressão
visual, como a pintura, a escultura e outras. Mas ele também é utilizado para
representar máquinas, para explicar como são as células ou para fazer mapas
que indicam onde ficam os rios e as cidades. Isso deve ao fato de os desenhos
servirem para comunicar. Algumas
vezes, quando as palavras não bastam, as pessoas usam o desenho para explicar
algo.
O desenho, tanto artístico como
informativo, é a maneira mais básica de nos comunicarmos por meio de imagens,
porque capta o essencial das formas. Ao desenhar, representamos por meio de
grafismos uma ideia que queremos comunicar ou algo que vimos.
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PINTURA
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A pintura pode ser definida como a arte da
cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais
importante é a mancha da cor.
Ao
pintar, vamos colocando sobre o papel, a tela ou a parede cores que
representam seres e objetos, ou criam formas.
Cada artista tem um modo de pintar, um
estilo próprio. As pessoas pintaram de muitas maneiras ao longo da história e
nos diversos lugares do mundo.
Pintar é uma atividade que dá prazer para
muitas pessoas, pois podemos expressar muitas coisas e brincar com as cores.
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FOTOGRAFIA
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Há muitos anos, as pessoas que
queriam ter um retrato encomendavam uma pintura, um desenho ou uma escultura
a um artista. A pessoa retratada tinha de ficar parada muitas horas, posando
para o artista, que precisava ter muita habilidade para conseguir a
semelhança. Hoje em dia, graças à
FOTOGRAFIA, é muito simples fazer um retrato.
Mas as fotografias não servem
apenas para fazer retratos. Vivemos rodeados de imagens fotográficas. Algumas
aparecem em jornais e revistas e servem para informar sobre acontecimentos de
muitos lugares do mundo ou são utilizadas como ilustração, para completar o
que dizem os textos. É muito frequente encontrar fotografias nos anúncios
publicitários, em grandes cartazes ou nas revistas.
E também são muitas as pessoas
que utilizam a fotografia para fazer OBRAS DE ARTE. A palavra “fotografia” vem do grego e
significa “desenho de luz”. Hoje em dia, graças à FOTOGRAFIA, é muito simples
fazer um retrato.
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COLAGEM
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Chamamos de COLAGEM a obra
artística que é feita colando-se sobre um suporte , materiais muito variados,
como pedaços de papel, folhas de arvore, pedaços de tecidos e muitos.
Também é possível colar objetos entre si para construir esculturas.
A palavra “colagem” vem do francês COLLAGE,
e esta palavra é usada em muitos idiomas para se referir a essa técnica
artística
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ESCULTURA
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As imagens representadas sobre uma
superfície, como o papel, são chamadas bidimensionais. Os desenhos, pinturas
e fotografia são imagens bidimensionais. Mas as esculturas têm volume, isto
é, são formas que podem ser representadas no espaço tridimensional. Podemos
olhá-las de vários ângulos: pela frente,
por trás, pelos lados, por cima, por baixo. Podemos andar ao seu redor e ter
delas várias imagens diferentes.
Para fazer esculturas, pode-se utilizar
materiais muito diferentes: argila, massa, metais, cimento, pedra, madeira,
arame, plástico ou até mesmo papel, como o origame.
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CONHECENDO OS ARTISTAS
JULIAN
BEEVER é um artista inglês,
muito famoso e conhecido pela arte que ele faz nas calçadas de ruas na
Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, e Bélgica.
O fascinante em seu trabalho é que, apesar das
imagens serem desenhadas no chão, quando vistas de um certo ângulo aparentam
ser tridimensionais!
Julian Beever é um
artista de giz Inglês, que foi a criação de desenhos trompe-l'oeil giz sobre
superfícies de pavimento, desde meados da década de 1990.
PANMELA CASTRO, mais conhecida como Anarkia, é
uma artista urbana originária da pichação carioca.
Possui um
trabalho político social que é a grande inspiração para seu trabalho artístico
que mantém como tema principal as relações de gênero.
De forma
autobiográfica, Anarkia pensa em provocar e polemizar através do processo
artístico de convivência com a rua as verdades instituídas por nossa sociedade,
em especial em relação ao corpo feminino, à sexualidade, à subjetividade,
analisando as relações de poder, colocando a arte como o próprio estilo de
vida.
O fotógrafo brasileiro SEBASTIÃO SALGADO
é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como
Representante Especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas,
trabalho que resultou na publicação de 10 livros e realização de várias
exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente
americano. Trabalhando inteiramente com
fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto
de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está
acontecendo com as pessoas criou um conjunto deimagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao
mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra,
pobreza e outras injustiças. Sua
lente revela o sofrimento calado de milhões de anônimos. Suas fotos gritam por
justiça.
Durante quase oitenta de seus 91 anos de vida, PABLO PICASSO dedicou-se
a um trabalho que se confunde com a evolução da arte moderna e marcou a
produção artística do Século 20. Nasceu em Málaga na Espanha, em 25 de outubro
de 1881. O nome de batismo de Picasso era. Pablo Diego José Santiago Francisco De Paula Juam Nepomuceno Crispin Crispiniano De Los
Remedios Cipriano De La Santíssima Trindade Ruiz Picasso. Seu pai, que também
era pintor e professor de artes plásticas, renunciou à carreira artística ao
ver o talento precoce do seu filho de 15 anos. Picasso foi um dos artistas mais
atuantes do mundo, com direito a registro no Guinness, o livro dos
recordes. Foram cerca de: